Sessões de Trabalho


Os resumos para artigos completos e resumos expandidos deverão ser submetidos para análise até o dia 14/10/12, às 00h.

Os artigos e resumos expandidos completos deverão ser enviados até o dia 20/10/12, às 00h.

Artigos que necessitarem de correções terão até o dia 31/10/12 para fazê-lo, caso queiram sua publicação nos anais do evento. A comissão científica fará a análise dos artigos e apresentará aos autores as correções até o dia 05/11/2012.

As apresentações acontecerão no dia 07/11/2012 às 21h30.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


- ALUNOS NO PRIMEIRO OU SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE GRADUACAO (1 ANO DO CURSO) SÓ PODERAO SUBMETER TRABALHOS PARA A MODALIDADE “RESUMO EXPANDIDO”
- O TRABALHO (SENDO TRABALHO COMPLETO OU RESUMO EXPANDIDO) DEVE TER PERTINÊNCIA COM A ÁREA SECRETARIAL, ADEQUANDO-SE A UM DOS SEGUINTES GRUPOS TEMÁTICOS:

  • GT1 - Profissão Secretarial (Envolvendo também questões voltadas para o Mercado de Trabalho)
  • GT2 - Gestão Secretarial (Envolvendo também questões voltadas para Assessoria Executiva, Consultoria Secretarial, Empreendedorismo Secretarial)
  • GT3 - Técnicas Secretariais (Envolvendo também questões voltadas para Gestão de Documentos e Informações, Tecnologia Secretarial)
  • GT4 - Gestão de Eventos (Envolvendo também questões voltadas para organização de eventos, planejamento de eventos, cerimonial e protocolo)
  • GT5 - Línguas Portuguesa e Estrangeiras no Trabalho Secretarial
  • GT6 - Educação em Secretariado (Envolvendo também questões voltadas para Métodos de Pesquisa para Estudos Secretariais)
  • GT7 - outros temas inerentes à área secretarial

O trabalho completo deve ser assim estruturado:

  • Grupo de trabalho: informar para qual grupo de trabalho o autor está submetendo o trabalho
  • Título: letras maiúsculas, centralizado na página
  • Autoria: nome completo, instituição e e-mail do(s) autor(es), centralizado na página.
  • Resumo: entre 10 e 15 linhas, justificado na página. O texto deve iniciar na mesma linha do item, contemplando objetivos, problemática, justificativa, metodologia e principais conclusões.
  • Palavras-chave (três)
  • Abstract
  1. Introdução:constar apresentação do tema, objetivos, problemática, justificativa e estrutura do texto
  2. Referencial Teórico: discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo.
  3. Procedimentos Metodológicos: detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo
  4. Resultados e discussão: apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto.
  5. Considerações Finais: deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e as contribuições do estudo para a área secretarial
  6. Referências: listar apenas as citadas no texto de acordo com as normas da ABNT

Formatação Geral do Trabalho
Destaca-se a imporância de observar as instruções de formato dos trabalhos, pois previamente à avaliação dos conteúdos será verificado o cumprimento da formatação exigida.

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm)
  • Editor de texto: word for windows
  • Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12
  • Espaçamento entre linhas: simples
  • Parágrafo: justificado
  • Número de páginas: mínimo de 8 (oito) e máximo de 14 (quatorze), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto.
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito
  • Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10.
  • Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da  ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

RESUMOS EXPANDIDOS
Além de trabalhos completos, serão recebidos RESUMOS EXPANDIDOS, resultantes de estudos na área secretarial, para que sejam apresentados em sessões de comunicação. O número de participantes de cada trabalho nessa modalidade é de no máximo três.
A pertinência da discussão do trabalho deve se inserir em um dos GTs.
Os resumos deverão conter os seguintes elementos:

  • Título: letras maiúsculas, centralizado na página
  • Autoria, coautoria ou orientação (quando for o caso): nome completo, instituição e e-mail do(s) autor(es), centralizado na página
  • Introdução: apresentar sucintamente o problema da pesquisa, a justificativa para a metodologia do estudo e os objetivos do trabalho.
  • Metodologia: descrever o método, os procedimentos e materiais utilizados na pesquisa
  • Resultados e discussões: conter os principais resultados gerados pelo estudo e a interpretação dos mesmos em relação aos objetivos propostos.
  • Conclusão: deve conter, em um parágrafo, a contribuição do estudo ao conhecimento científico.
  • Referências: as cinco principais referências do estudo, apresentadas de acordo com as normas da ABNT

A formatação do resumo expandido é a mesma do trabalho completo (consultar Formatação geral do trabalho), com exceção do número de páginas, que não deve ultrapassar quatro. O prazo e forma de envio também são os mesmos do trabalho completo.
Os resumos selecionados deverão ser apresentados em uma das comunicações, por pelo menos um dos autores.

Comitê Científico

Alba Krishna Feldman / UEM

Aline Cantarotti / UEM

Amanda Vitoriano Queiróz / UEM

Célia Regina Lessa Aleixo / UEM

Fábio Lucas Pierini / UEM

Odair Luiz Nadin / UNESP

Viviane Cristina Poletto Lugli / UEM


CADASTRE-SE AQUI