Maringá - PR, segunda-feira, 3 de Outubro de 2022





PERFIL DO PROFISSIONAL

Perfil do Profissional

Conforme determina a Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 9.261/96, que regulamenta o exercício da profissão de Secretário, o Bacharel pode optar pela carreira de Secretariado Trilíngüe ou Tradutor.

A atuação nas empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte abrem uma perspectiva de melhoria no papel social que ora lhe é atribuído e caracteriza-se por exigir grande competência lingüística cultural e técnica.

O Bacharel em Secretariado Executivo tem, por um lado, uma visão técnica abrangente, estruturada por um currículo dotado das necessidades fundamentais para a formação profissional. Diante dessa abrangência que envolve as atribuições do profissional, a sua formação deve estar lastreada em bases sólidas de conhecimentos necessários ao seu perfil, adequada às necessidades regionais e com um nível excelente de qualidade.

O profissional a ser formado pela UEM será dirigido para um conhecimento especializado – em administração, relações humanas, sociais e jurídicas e idiomas (três) – e simultaneamente holístico, com estímulo ao trabalho em equipe, capacidade de comunicação, instinto de liderança e criatividade, capacidade de planejamento, negociação, espírito empreendedor e iniciativa própria, estimulando no mesmo a capacidade para criar e gerir o próprio negócio, o que lhe confere a competência de tratar com novas situações, dentro de um senso de responsabilidade social e justiça.

A Universidade Estadual de Maringá se preocupa em oferecer ao mercado de trabalho profissional Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngüe capaz de entender o processo organizacional, assessorando staffs, gerenciando setores e talentos, gerindo fluxo de informação, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentando mudanças culturais, econômicas, políticas, sociais e profissionais, com sensibilidade e lucidez para diagnosticar conflitos e resistência a mudanças, com visão empreendedora, capaz de promover novos conhecimentos e provocar mudanças, trabalhando com competência e discrição, portanto com o seguinte perfil profissional:

  1. profissional com competência para promover e participar da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das organizações públicas e privadas, na busca do aumento de produtividade e competitividade;
  2. aptos a atuar em um mercado altamente competitivo e em constantes transformações, devendo desenvolver uma gestão competente, controlando e coordenando seu espaço de atuação, de maneira a manter a estrutura organizacional otimizada, seja de direito público ou privado;
  3. atuar como Assessor Executivo, sendo o agente executor e multiplicador mais próximo dos centros de deliberações dos processos decisórios;
  4. atuar como Gestor, veiculando a prática do exercício de atribuições e responsabilidades, das funções de Secretário Executivo e exercendo as funções gerenciais com capacidade de planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento;
  5. atuar como Empreendedor, promovendo as idéias e as práticas inovadoras - competência para implantar resoluções alternativas e inovadoras, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa;
  6. capacidade para Consultoria, entendendo a empresa e sua cadeia produtiva, a sua razão de ser, seus objetivos e políticas, trabalhar com a cultura da organização, transformando-as em oportunidades, utilizando os novos conhecimentos para aprimorar estratégias em vantagens competitivas, analisar criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
  7. estar instrumentalizado, em termos de idioma e comunicação em geral, para as relações externas de empreendimentos nacionais e internacionais;

Enfim, em seu papel atual de extensão do executivo, de secretário-gerente, um Secretário Executivo competente é um executivo adjunto, devendo para tanto ter o seguinte perfil: Gestor; Empreendedor; Inovador; Programador de soluções; Iniciativa; Criativo; Dinâmico; Polivalente; Negociador; Culto; Participativo; Conhecedor de Tecnologia, Comunicação e Pesquisa; Gestor do fluxo de informações indispensáveis às decisões do executivo; Conhecedor de Gestão Estratégica; Discreto – Conhecedor de Cerimonial; Administrador de conflitos; Leitor de ambientes para fins de veiculação de mudanças na estrutura logística e nas relações interpessoais; Competência interpessoal, grupal e organizacional com internalização de valores e responsabilidades social, justiça e ética profissional; Interesse e desenvolvimento na área da docência e pesquisa.

O sucesso do profissional Bacharel em Secretariado Executivo Trilingüe está na sua formação acadêmica, científica e cultural, desenvolvendo uma percepção da realidade a fim de oferecer-lhe condição de empregabilidade no mercado, e competência para participar de mudanças estruturais, mantendo o equilíbrio e o crescimento da profissão no meio profissional e acadêmico.


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