Maringá - PR, segunda-feira, 3 de Outubro de 2022





Objetivos

Objetivos do Curso

 

Consoante com esta concepção, o objetivo principal do curso de Secretariado Executivo Trilíngüe é formar profissionais qualificados para compreenderem as transformações que vêm ocorrendo na dinâmica social e empresarial, na qual o conhecimento polivalente, a globalização de mercados, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional. Esses profissionais devem ser conscientes de sua inserção no contexto das atividades empreendedoras, iniciadoras e criadoras enquanto parâmetros necessários à sua contribuição qualitativa na construção da organização empresarial tal como se configura no momento atual, ao mesmo tempo que fortalece os novos paradigmas sustentadores da sociedade do 3o milênio.

O Projeto do curso não pretende oferecer uma simples graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe cujo preparo de técnicos para as funções tradicionais da administração empresarial seja concebido em si mesmo.

O objetivo da UEM é oferecer um curso de Secretariado Executivo Trilíngüe consolidado nos princípios epistemológico, metodológico e profissionalizante como forma de garantir a abrangência dos aspectos humanísticos, científicos, técnicos e crítico-reflexivos. Essa base sustenta, ao longo do curso, a construção de mentalidades conectadas com o fenômeno administrativo de forma a permitir-lhes que, com conhecimentos, habilidades gerenciais e criatividade, tracem caminhos e alternativas de soluções para os problemas empresariais, sociais e culturais.

O curso busca, portanto, a construção de uma formação acadêmica e profissional fundadas na teoria e prática das funções administrativas de planejamento, organização, controle, coordenação e direção, constituindo uma visão geral dos processos administrativos e das interfaces com a sociedade, possibilitando uma formação do especialista da ciência administrativa.

Nessa perspectiva, o Projeto Pedagógico do curso persegue o alcance do seu objetivo geral, qual seja, proporcionar a formação qualitativa do Bacharel em Secretariado Executivo Trilingüe, oportunizando a aquisição dos conhecimentos específicos, articulados com uma visão totalizadora da realidade, preparando-os para o atendimento às novas exigências do mercado globalizado, desempenhando o papel de profissionais liberais ou assumindo vínculo empregatício com as organizações públicas ou privadas.

A tradução do objetivo geral do curso, dá-se através da proposta pedagógica de: 

  1. qualificar os futuros profissionais para atuarem nas diferentes áreas, por meio do estudo teórico-prático das disciplinas específicas, principalmente no que se refere ao domínio das línguas envolvidas na caracterização do curso Português/Inglês/Espanhol/Francês;
  2. desenvolver o raciocínio lógico e crítico como condição necessária ao desempenho profissional com domínio na produção de textos técnicos (empresariais - públicos ou privados - e institucionais) dentro das normas que compõem o domínio culto das línguas envolvidas;
  3. possibilitar um formação técnico-científica e humanística que sustente a atuação no mercado de trabalho e integração junto à comunidade enquanto cidadãos responsáveis, competentes e capacitados para exercerem suas funções específicas e participar da vida pública como membros de uma sociedade democrática e pluralista.
  4. promover a unidade teoria e prática a partir de estratégias variadas, como seminários, palestras, estudos de casos e pesquisas no âmbito da ciência e adequadas às demandas locais e regionais, cujo eixo também se traduzirá nas atividades do estágio supervisionado;
  5. incentivar o acadêmico para um processo de formação continuada, por intermédio da participação em cursos paralelos, extra-curriculares e de pós-graduação;
  6. estimular a realização de trabalhos científicos pelo corpo docente e discente;
  7. realizar e incentivar a promoção de eventos voltados para a ciência administrativa e aqueles de interesse regional.


[voltar]

Universidade Estadual de Maringá - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Departamento de Letras
Bloco G-34 - Salas 119 e 121 - Av. Colombo, 5790 - CEP 87020-900 - Maringá - Paraná - Fones: (44) 3011-4807 / 3011-4889